Dicas para trabalhar em casa (home office)

Acredito que eu, mais do que muitas pessoas, me senti muito frustrada com a crise econômica que estamos enfrentando: eu estava em busca do meu primeiro emprego, sei falar inglês, sou boa com informática, sou autodidata, enfim, eu me considero uma pessoa com muitas qualificações e mesmo assim eu não consegui emprego e por muito tempo me senti mal, como se a culpa fosse minha e muitas vezes pus em dúvida minhas qualidades.
Depois de muitas - muitas mesmo - tentativas de conseguir emprego, resolvi que a melhor coisa que eu podia fazer era investir em um negócio próprio e foi isso que eu fiz com o blog.
Só que para você trabalhar em casa você precisa ser mil vezes mais disciplinado do que se você trabalhasse para outra pessoa, afinal, o conforto de passar o dia todo de pijama e na cama é tentador, mas muito perigoso, então trouxe algumas dicas para você se organizar e trabalhar em casa - seja com blogs ou prestando serviço para alguma empresa.

1. Horário
Não é porque você trabalha em casa que tem que acordar no horário do seu turno. Se você trabalhasse fora de casa muito provavelmente acordaria as 7h para entrar as 9h ou até antes, então por que acordar as 10h em casa e deixar tudo bagunçado?


2. Organize-se
Segundo a primeira dica, divida seu dia em partes: manhã até as 10h é o horário reservado para arrumar as camas, passar aspirador, enfim, dar uma arrumada na casa - isso inclui tomar café e banho, preparar almoço e lavar a louça. Das 10h às 12h30 você trabalha, 12h30 até 13h30 é seu horário de almoço, então essa é sua hora para ligar um pouco a TV, comer uma besteirinha e mexer nas redes sociais, depois disso, volte ao trabalho até as 17h e depois disso você pode sair com os amigos, assistir Netflix, ir pra faculdade, etc.


3. Arranje um espaço
Trabalhar na cama ou no sofá não é uma opção. Arranje um espaço: pode ser a mesa da cozinha ou um cantinho do seu quarto, ou um mini-escritório personalizado, mas de forma alguma fique de pijamas e sentado na cama porque, além de você trabalhar com uma preguiça infinita, você vai ter um problema nas costas e nas pernas pela sua postura toda errada na cama.
AQUI tem algumas ideias fofas para você criar seu escritório.


4. Anote
Uma coisa que me ajuda muito é ter sempre - SEMPRE - um caderninho por perto onde eu posso anotar minhas ideias pro blog, recados, ideias de vídeos, compromissos, etc.


5. Exceções não podem ser hábitos
Quando você está com cólica, dor de cabeça ou precisa ir a algum lugar, assim como num trabalho de carteira assinada, são exceções, não pode se repetir todo dia e toda hora pelo simples fato de que você trabalha em casa. Em outra situação você seria demitido por seus hábitos e ausências constantes, então leve isso a risca.

6. Referências
Procure inspirações com outras pessoas que façam o trabalho que você faz, olhe revistas, livros, sites, etc. Tenha um "portal de referências" e sempre se lembre que inspiração não é copiar o trabalho alheio, hein?

Com amor,
Querida Asquini.

You Might Also Like

0 comentários

Top Categories