Como otimizar seu tempo?

Você vive com pressa, faz um milhão de coisas ao mesmo tempo e, mesmo assim, não tem tempo para fazer nada, certo? Por mais que você se esforce nunca consegue um tempinho livre para ver aquela série ou sair com os amigos, não é? Então pare, respire e leia esse post porque tenho certeza que você está fazendo tudo errado.

FOTO: Pinterest

DETERMINE SEUS OBJETIVOS E ANOTE
Pra começo de conversa você precisa saber exatamente o que quer fazer em cada dia. Não estou dizendo para você monotizar a sua vida sabendo até o que comer todos os dias, mas tenha planos. Eu, por exemplo, gosto de ter um cronograma semanal que consiste em: trabalhos de faculdade que preciso entregar, programar posts e vídeos (ou seja, inclua aqui qualquer atividade sua relacionada a trabalho), lugares pra ir (faculdade, entrevistas, reuniões), alimentação (horário de almoço, lanche, etc), exercícios físicos e entretenimento (tocar violão, cantar, ver séries, etc).
Faça isso e é importante anotar. Mesmo que você não goste muito de escrever, tenha anotado em algum lugar perto de você (celular, computador - se você passa o dia inteiro trabalhando nele, agenda, post-it, etc) para sempre se lembrar dos seus objetivos.

FATIE SEU DIA
Essa é a tarefa mais importante e a mais difícil também. Agora que você já sabe quais são seus objetivos, precisa dividi-los ao longo dos seus dias. Portanto, deve literalmente fatiar o seu dia de acordo com o número de tarefas. 
Reserve dias específicos da semana para determinadas atividades (exemplo: terças e quintas são para aprender um novo idioma e segundas e quartas para aulas de violão e voz - ou qualquer coisa desse tipo).
E NÃO BURLE O SEU SISTEMA.

COLOQUE COISAS POSSÍVEIS NA SUA LISTA
Ok, eu dei um monte de dica até agora, mas uma das mais cruciais é essa. O que quero dizer é que, não adianta você colocar 15 tarefas para cumprir em um dia porque você não vai conseguir, óbvio.
E, além disso, vai se sentir extremamente frustrado, cansado e sem tempo.
Aos poucos e sendo organizado, você chega onde quiser.

"Não é sobre não 'ter' tempo. É sobre fazer tempo". FOTO: Pinterest
CONCENTRE-SE E DESAFIE-SE
Você precisa levar a sério o fato de que tem X tarefas para cumprir naquele dia. Precisa se concentrar pra valer. E qual a melhor maneira de fazer isso se não se desafiando?
Eu sou muito competitiva - inclusive comigo mesma - e gosto de me desafiar da seguinte forma: se eu não fizer tal coisa hoje, eu não vejo série e nem vídeos no Youtube. Ou, como estou numa dieta mais saudável, se eu cumprir todas as atividades eu me permito comer um chocolatinho depois do jantar. São pequenas recompensas ou pequenas punições que funcionam bastante pra mim. São motivadoras.

EXERCÍCIOS FÍSICOS E BOA ALIMENTAÇÃO
Parece algo sem noção de colocar numa lista otimização de tempo, mas faz todo sentido. Eu não sou o maior exemplo fitness do mundo, mas desde que eu comecei a me alimentar melhor e a praticar mais exercícios é incrível como eu me sinto muito mais disposta durante todo o dia. Aquele sono da morte que eu sentia simplesmente não existe mais e não sinto problema nenhum em acordar mais cedo, se for preciso.
Acredito que o maior segredo para otimizar seu tempo é sua disposição e você só vai conseguir isso se estiver comendo bem e praticando exercício. É sério. Experimente comer muita junk food e cumprir sua lista de atividades, depois faça o mesmo comendo saudável. Chega a ser bizarra a diferença.

DURMA BEM E ACORDE CEDO
Eu sou do time da madrugada com toda a certeza do mundo. Sou muito mais criativa durante a noite do que sou de dia. Entretanto, trabalhar durante a madrugada significa que eu preciso de mais tempo pra dormir e consequentemente acordo mais tarde - ou acordo no mesmo horário parecendo um zumbi. Por mais que nós, time da madrugada, tentemos negar, acordar tarde impacta seu dia de uma forma muito negativa e fica tudo bem menos produtivo do que poderia ser - o mesmo vale para dormir mal.
Isso porque, mesmo acordando tarde, nós dormimos mal se vamos dormir de madrugada. Não é um sono tranquilo e relaxante, é mais como se a gente estivesse morrendo, aquele sono de pedra. Por isso, por mais que não seja a quantidade ideal de horas de sono, eu durmo sempre 6h por dia. E dá tudo certo - de vez em quando rola um cochilo no ônibus, mas ninguém é de ferro, né?
P.S.: dormir muito não significa dormir bem. Você pode dormir 5h por dia e ser muito mais disposto do que quem dorme 8h - que é o que falam que é o tempo ideal de sono, mas, honestamente, eu nunca acreditei nisso, sempre achei que a quantidade ideal é quando você acorda bem, relaxado.

Enfim, é isso pessoal. Se tiverem alguma crítica, sugestão ou dúvida basta deixar nos comentários que eu vou adorar responder.
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Com amor,
Querida Asquini.

You Might Also Like

0 comentários

Top Categories