Pare de consumir superficialmente

Primeiramente quero pedir que você leia esse texto até o final. Em segundo lugar, queria deixar claro que informação não se trata unicamente de escolher um lado político, esquerda ou direita, liberal ou conservador. Vivemos em uma geração que tem pressa de consumir toda e qualquer tipo de informação, mas não tem capacidade para ler, digerir e compreender, não conseguimos processar informações: vivemos a base de títulos e publicações rápidas e nem textão no Facebook paramos para ler.
Justamente por isso depois de tanto refletir, achei relevante trazer - dentro do espacinho que tenho - alguns conteúdos a respeito do que estamos vivendo agora.
Quando li o termo locaute eu não sabia do que se tratava e logo me dispus a procurar. Depois encontrei esse texto falando um pouco mais a respeito que leva em consideração, principalmente, a possibilidade de intervenção militar. Finalmente, quando estava vendo stories da Nilce Moretto do canal "Cadê a Chave?" resolvi escrever esse texto e também compartilhar o vídeo do canal deles aqui.



A grande questão é que enquanto eleitores, consumidores, enfim, como cidadãos é de extrema importância pararmos - todos nós - de tratar todas as questões com superficialidade, com rapidez. A maioria dos assuntos são muito mais densos do que simplesmente um vídeo de 15s do seu influencer favorito dando a opinião dele.
Devemos - sim, é um dever nosso - procurar a maior quantidade de fontes possíveis, até mesmo aquelas que não concordamos.
Quando falamos de assuntos políticos não buscamos unicamente um culpado ou apontar o dedo, é importante lembrar que todos nós estamos sendo prejudicados por um sistema - uns mais, outros menos - e que também cabe a nós entender o que está acontecendo.
Peço, enquanto comunicadora, que leiam, vejam vídeos, escutem podcasts, procure textos em redes sociais: se informe e se alimente de informação de várias fontes. Não só de entretenimento e fotos bonitas temos que viver até porque se algumas coisas acontecerem, nem entretenimento vamos ter.
Digo também que não se aplica unicamente a esse assunto, mas sim a absolutamente tudo que nos cerca. Tive esse insight depois de gravar stories falando sobre carga viva e como algumas pessoas estão surpresas com o tratamento dos porcos.
Entendem a importância de usar o acesso a informação que temos? O tanto de fonte que temos é para nos tornar mais crítico, não para nos alienar, nos emburrecer. Use. Conscientize-se.

You Might Also Like

0 comentários

Top Categories