6 Dicas cruciais pra quem vai prestar vestibular!

Oi gentes, tudo bem?
Sempre que vai chegando o fim do ano eu me dedico ao máximo em ajudar todos que eu conheço que estão no Ensino Médio e/ou vão prestar vestibular e ENEM. Faço isso porque sei exatamente como é a pressão, o desespero, a dúvida e todas essas coisas que nos cercam nessa época.
Eu já abordei o tema aqui com dicas sobre o que acontece na vida depois da escola e achei bem importante voltar aqui e dar meus pitacos sobre como se preparar melhor para essa fase.

1. VOCÊ ESTÁ PREPARADO, ACREDITE



Pare e pense comigo: você estudou por doze anos da sua vida (9 anos no fundamental, 3 anos no médio), aprendeu matemática, física, português, inglês e mais uma porrada de disciplinas - matérias então nem se fala - obviamente você vai deixar alguma fórmula passar, mas isso não é culpa sua. É impossível você decorar uma vida de estudos e aplicar em um ou dois dias. O importante é que você deu seu máximo e, acredite em mim, isso já vale o seu mundo dos sonhos.

2. COMA BEM E SEMPRE


FONTE: GIPHY

Se tem uma coisa que eu agradeço a mim mesma até hoje foram os lanchinhos reforçados que eu levei para o ENEM e para os vestibulares que eu prestei. Por mais que você tome café da manhã reforçado, durante a prova você precisa de alguma coisa para te dar energia - e te impedir de dormir quando bater aquele cansaço mental.
Recomendo: água - não muita porque se não dá muita vontade de fazer xixi -, barrinhas de cereais, frutas e/ou doces - qualquer coisa com açúcar, sério -, pães, etc.

3. DORMIR É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO


FONTE: GIPHY

Eu sobrevivo muito bem com seis horas de sono, mas elas precisam ser excelentes - com pouca luz, sem barulho e relaxada. Se não for assim, mesmo que eu durma quinze horas vai parecer que dormi duas porque dormi mal. Conheço várias pessoas que não ligam muito pra essa regra. Eu era uma dessas pessoas porque eu achava que dormir era uma besteira até o terceiro ano - quando eu sofria de dores de cabeça fortíssimas por dormir mal - e comecei a valorizar o jeito que eu durmo, não somente a duração.

4. ESSA NÃO É A DECISÃO DA SUA VIDA


FONTE: GIPHY

♫ Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante ♫. Carregue essa frase para a sua vida. Eu já falei no vídeo e vou repetir para sempre. Com 7 anos você pensava de um jeito, com 17 você pensa de outro e certamente não será a mesma cabeça com 27, 37, 47... Se você escolheu jornalismo agora, começar ano que vem e achar uma merda, está tudo bem parar e começar de novo.
Se você quer esperar porque não sabe o que quer fazer, tudo bem também. O importante é sempre estar em movimento.

5. TER SEGUNDO PLANO NÃO É FRACASSO


FONTE: GIPHY

Ei, você queria muito medicina, mas infelizmente não conseguiu passar? Tudo bem fazer cursinho ano que vem e começar de novo e tentar novamente. Como também está bem tentar outro curso.
As pessoas têm mania de enfiar na nossa cabeça que se a gente mudar o rumo da prosa, nós somos perdedores e fracassados. Bem, falando como uma pessoa que começou a faculdade aos dezessete parou e voltou pro mesmo curso e tendo uma irmã que se formou aos vinte anos posso afirmar: segundos (terceiros, quartos, quintos...) planos são sensacionais e essenciais. Não tem nada de fracasso em parar, tentar de novo, e principalmente em mudar.

6. RELAXE E DIVIRTA-SE SEMPRE (SEMPRE MESMO)


FONTE: GIPHY

Eu queria morrer quando estava chorando sobre o livro de biologia e meu pai fechava e falava "vem, vamos ver TV e comer besteira". Pra mim aquilo era o fim do mundo e ficava morrendo de raiva dele na hora. Entretanto hoje eu consigo ver com ainda mais clareza o quanto aquilo foi essencial.
Toda vez que eu ficava relaxada vendo TV e parava de chorar, algum tempinho depois meu pai falava "agora volta" e meu foco era completamente diferente.
Você volta outra pessoa. Muito mais concentrada e muito mais relaxada.
Muito mais pronta.

P.S.: Você não é nenhum fracasso se está tentando. Se não for dessa vez, será da próxima ou na próxima da próxima. Você é jovem, capaz e muito, muito, muito inteligente.
P.S.2: Não deixem a redação para o final. Optem por fazer no meio ou no começo. No fim da prova você está tão cansado que quer escrever qualquer merda e ir embora porque seu cérebro já não aguenta mais pensar.
P.S.3: Aos que vão prestar ENEM hoje e amanhã eu desejo do fundo do meu coração a melhor prova e toda a sorte do mundo pra vocês.



You Might Also Like

0 comentários

Top Categories